Quem ama perfumes geralmente conhece os aromas de suas fragrâncias favoritas! Mas quando falamos em “família olfativa floral” você realmente entende o que esse termo quer dizer? Neste texto falaremos sobre as fragrâncias florais e suas nuances.

Famílias olfativas são o conjunto de aromas que são expressados por uma fragrância. Normalmente os perfumes são classificados em famílias e subfamílias olfativas, pois existem notas que se sobressaem mais que outras, dando a cada um, uma personalidade própria.

Família olfativa floral

Normalmente os perfumes que possuem notas florais são femininos, delicados e muito elegantes. Essa família é uma das mais populares, e algumas das notas mais comuns de serem encontradas nesses perfumes são: jasmim, rosas, gardênias, entre outras flores.

Os florais podem ser expressos de forma pura, no caso de perfumes que tenham apenas flores em seus aromas, criando autênticos buquês em um único frasco. Mas também podem ser combinados com toques orientais e de especiarias, fazendo com que a fragrância seja ainda mais intensas e complexas.  

Em geral, perfumes que pertencem a essa família buscam transmitir paixão, romance e muita feminilidade.

As fragrâncias florais ainda são raramente encontradas em perfumes masculinos. No entanto, são notas de coração comuns para muitas fragrâncias para os homens.

Subfamílias florais

Por incrível que pareça, a família floral não possui um único padrão de aromas. Por isso existem as subfamílias que classificam os perfumes florais de forma mais específica. Elas são:

1- Soliflore: É uma fragrância elaborada a partir de uma única flor para criar um aroma mais natural.

2- Floral aquático: Uma combinação entre flores e notas frescas que lembram a brisa do mar. O resultado são fragrâncias refrescantes e incríveis para serem usadas no verão.

3- Floral aldeído: É o resultado da união entre notas de madeira empoeirada e lenha, com notas florais e cítricas.

4- Floral frutado: Essa é a subfamília mais moderna de todas. Ela surgiu a partir de avanços nos compostos aromáticos, que nos proporcionaram poder sentir o aroma de frutas e flores.

5- Floral verde: Adicionando notas verdes como pinheiros e outras folhas aos florais, surgem combinações inesquecíveis e frescas, por isso os florais verdes possuem um brilho especial.

6- Floral almiscarado: Essa subfamília possui dois pontos fortes, uma presença intensa de almíscar e aromas florais. Ela pode ainda ser complementada com notas lenhosas e aldeídicas.

7- Floral amadeirado: O conjunto de aromas de notas amadeiradas e florais. Normalmente essa subfamília é encontrada em perfumes mais voltados para a noite.

8- Buquet floral: Uma mistura de diversos aromas unicamente florais. O resultado é nada mais nada menos do que um buquê de flores líquido.

Perfume: La Vie Est Belle, Lâncome. Família olfativa: Floral Frutado.

Alguns perfumes florais:

O Eau de parfum J’adore da marca Dior, é um buquê floral clássico e glamouroso. Mesmo tendo sido lançado em 1999, ele permanece sendo atemporal e suas notas enaltecem a feminilidade com muita sofisticação.

É considerado um dos maiores sucessos da Dior, prestando uma homenagem a Christian Dior e sua paixão por flores. Suas notas apresentam a refinada essência Ylang Ylang das ilhas Comores, combinada a rosa damascena e jasmim sambac, possuindo as mais nobres fragrâncias dos jardins.

O Paco Rabbane Olympéa possui notas Orientais e florais. Ele representa a essência da feminilidade e seus aromas remetem a uma fragrância sensual e luxuosa que evoca a beleza e o poder de conquista da mulher provocante.

É um perfume moderno e intenso com uma combinação floral e de toques orientais que inspiram o espírito de competição. Possui influências gregas, principalmente em suas deusas exuberantes, e simboliza a beleza e vitória da mitologia.

Os perfumes florais conquistam a todos com suas notas exuberantes e únicas. Em nosso site você encontra diversas fragrâncias dessa família olfativa para se apaixonar! Clique aqui e saiba mais.