Se você tem o costume de usar perfumes, com certeza já reparou que algumas fragrâncias são EDT e outras EDP. Mas o que significa isso na prática? Eau de Parfum tem maior fixação que Eau de Toilette? Porque o preço varia tanto?

Para te ajudar a ter a resposta dessas e outras perguntas, nós vamos responder as maiores dúvidas sobre EDT e EDP! Continue lendo e descubra mais sobre o universo dessas fragrâncias.

O que significa EDT e EDP

EDT é uma sigla francesa que significa Eau de Toilette. Traduzindo para o Português a expressão significa basicamente água de toalete. As fragrâncias EDT são um tipo de perfume com uma concentração mais suave, sendo em torno de 5% a 15%. Os perfumes Eau de toilette são os mais comuns no Brasil e também os mais indicados para o clima brasileiro.

EDP ou Eau de Parfum (água de perfume) são fragrâncias que possuem uma quantidade de essência e óleos aromáticos bem elevada. Por isso é comum que eles possuam uma textura mais densa e oleosa na pele. Os perfumes Eau de Parfum não são indicados para locais de clima frio, uma vez que sua essência é muito forte, girando em torno de 10% a 20% da composição.

Além desses também existem:

  • Parfum (entre 15% a 30% de concentração), uma das versões mais concentradas, valorizadas e caras de essência;
  • Cologne e a Eau parfumée (2% a 8% de concentração), mais leves e sutis. Elas se aproximam bastante da popular água de colônia, e são indicadas para o verão.

Qual deles tem maior duração?

Em uma visão geral a resposta seria os perfumes que são Parfum e Eau de Parfum, mas saiba que isso não é uma regra. Fragrâncias EDP’s possuem uma concentração maior de óleos essenciais. E, por isso, demoram mais tempo para evaporar e perder a projeção.

No entanto, a duração de um perfume importado, seja ele masculino ou feminino, também está relacionada às suas notas. Uma fragrância pode ter exatamente a mesma concentração de eau de parfum e durar tanto (ou menos) quanto uma eau de toilette.

O que influencia na duração?

Um dos principais fatores de durabilidade é base do perfume. Quando ela é formada por madeiras leves e arbustos, e por isso mais fresca, provavelmente irá durar menos na pele. Já quando a base da fragrância é mais “pesada”, com madeiras escuras, como o ébano, ou resinas diversas, tende a durar mais.

Para saber se o perfume que você deseja comprar possui alta ou baixa fixação temos algumas dicas. Você pode ler resenhas da internet ou buscar informações em sites especializados. Caso você prefira sentir a fragrância, você pode visitar uma perfumaria e fazer o teste na sua pele.

EDP possui mais qualidade que EDT?

Apesar das fragrâncias EDP possuírem valor mais elevado, por si só o preço não significa que ela terá mais qualidade. O maior indicador da qualidade de um perfume são as notas que ele carrega.

Ingredientes extraídos com maior grau de pureza, tecnologia avançadas, reprodução sintética fiel aos óleos de origem animal e a raridade das essências são os maiores influenciadores no preço de um perfume e também na sofisticação dele.

Se você está em dúvida entre a mesma fragrância nas versões EDT e EDP, fique sabendo que a EDP deve possuir uma qualidade superior. Isso porque os óleos essenciais estão presentes em maior quantidade. E, por isso, são mais caros na produção de um Eau de Parfum.

Versões de Sauvage

Gostou de saber as diferenças entre essas fragrâncias? Continue acompanhando o nosso blog e inscreva-se no nosso site para receber conteúdos diversos. Temos textos sobre novidades, curiosidades e lançamentos no universo da Perfumaria e Beleza. Estamos esperando por você!